Canais gringos para praticar inglês no YouTube

Escrito por Carina Fragozo

Muito se fala no uso de músicas, filmes e seriados para aprender inglês, mas nem todos percebem que o YouTube também pode ser uma ferramenta poderosíssima para o aprendizado de uma língua estrangeira. Além dos canais específicos para o ensino de inglês (como o EngVid e o próprio canal do English in Brazil, por exemplo), você pode utilizar o YouTube para ter contato com a língua inglesa através de vídeos sobre praticamente qualquer assunto. Por exemplo, se você gosta de culinária, por que não assistir a vídeos de culinária em inglês? O mesmo serve para quem gosta de vídeos sobre beleza, cultura, viagem, entretenimento, enfim… há vídeos para definitivamente todos os gostos!

A vantagem de praticar inglês no YouTube é que você pode parar o vídeo quando quiser para tentar entender algo que foi dito e ter tempo de anotar palavras novas no seu caderninho de vocabulário (conforme sugeri neste vídeo).  Além disso, os vídeos são geralmente bem mais curtos do que filmes e episódios de séries, o que permite que você assista ao mesmo vídeo mais de uma vez para compreender o assunto sem que a tarefa fique entediante. Alguns canais oferecem a opção de legendas em inglês e, para saber se as legendas estão disponíveis, basta clicar no ícone indicado na imagem abaixo. É importante ter em mente que essas legendas podem conter erros, já que muitas vezes foram geradas automaticamente pelo sistema do YouTube.

cats

Fiz uma seleção de canais super bacanas com assuntos para todos os gostos! Se não gostar de nenhum canal da minha lista, não tem problema! Basta buscar assuntos que você gosta no YouTube e mergulhar de cabeça no mundo dos vídeos! O importante é assistir a algo que você realmente goste, pois este será o seu momento. Fiz uma lista de canais neste vídeo aqui:

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=prxgHwuOffE&t=166s’]

E também indico os canais a seguir. Vamos à lista:

SciShow

No mesmo estilo do brasileiro Manual do Mundo, o SciShow fala sobre ciência e curiosidades de maneira descontraída em vídeos curtos e cheios de conteúdo. Atualmente, o canal conta com 649 vídeos, então passe lá and have fun! A propósito, caso você ainda não saiba se os peixes bebem água ou não, assista a este vídeo e descubra:

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=Pvc4DTwpm_g’]

Laura in the Kitchen

Canal para os amantes de culinária. A vantagem de assistir a vídeos de culinária (além de aprender a receita, obviamente!) é que você consegue relacionar o vocabulário novo com o passo-a-passo da receita, e assim fica mais fácil “adivinhar” o significado das palavras desconhecidas. A Laura é uma graça, take a look at this video and learn how to make a delicious cake!

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=LbgEa5hdBoM’]

Zoella

Apesar de ser um canal bem feminino, a inglesa Zoella é praticamente uma unanimidade entre homens e mulheres de todas as idades. Ela é linda, divertida e tem nada mais nada menos do que 7 MILHÕES de inscritos e quase 400 MILHÕES de views. Além dos vídeos sobre compras, penteados e produtos de beleza, a Zoe (seu nome real) tem vídeos divertidíssimos respondendo tags com convidados, como o vídeo a seguir, em que ela faz um desafio com sotaques do inglês. Acho uma excelente oportunidade para treinar o ouvido com o inglês britânico.

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=MSUnNLdMWz0′]

FunForLouis

Para os amantes de aventura e vlogs de viagem, o FunForLuis é uma excelente opção! O Luis, que também tem sotaque britânico, posta vlogs de suas viagens pelo mundo, como este na Índia:

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=Hoql-jGKaeE’]

CollegeHumor

Canal com sketches de humor. Eu diria que é uma espécie de Porta dos Fundos americano, então você pode esperar vídeos muito engraçados e alguns com temas mais “apimentados” (+18).

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=YuOBzWF0Aws’]

TEDx Talks

O TED (Technology, Entertainment, Design) é mundialmente conhecido por suas palestras dedicadas à disseminação de ideias. Entre os palestrantes que já participaram do TED estão Bill Gates, Bill Clinton e Al Gore. No TEDx Talks você encontra palestras motivacionais e depoimentos como o de Lizzie Velasquez, rotulada como “a mulher mais feia do mundo”. Este é um dos vídeos mais comoventes que já assisti, vale a pena você assitir também.

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=QzPbY9ufnQY’]

Espero que tenha gostado das sugestões e que este post tenha servido de motivação para buscar novos canais que se encaixem nos seus gostos. Se quiser mais dicas de canais, confira o vídeo que o vídeo que eu fiz sobre o assunto clicando AQUI. Conto com suas sugestões de mais canais nos comentários! See you on YouTube!

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!