Inglês nas séries: uso de "less" e "fewer" (Game of Thrones)

Escrito por Carina Fragozo

Quem aqui é fã de Game of Thrones levanta a mão! A Mariana Bettio, minha amiga que é fã de carteirinha da série, escreveu um post sobre a correção gramatical que o personagem Stannis Baratheon fez no último episódio. A correção está dando o que falar! Quer entender o motivo? Continue lendo o post!

stannis

Diferenças no uso dos quantificadores “less”e “fewer” (por Mariana Bettio)

Eu, que já era fã do personagem do Stannis Baratheon, fiquei mais fã ainda nesse último domingo. Durante a cena em que um membro da Night’s Watch (Patrulha da Noite) diz “Less enemies for us!”, Stannis muito discretamente o corrige dizendo “fewer”. As palavras less e fewer são designadas quantifiers (quantificadores) em inglês.  Ambas significam “menos”, porém o uso de cada palavra requer um contexto específico.

Veja:

LESS: sempre deve ser utilizada com uncountable nouns (substantivos incontáveis). Uncountable nouns são substantivos que, na maioria das vezes, não possuem uma forma no plural, e são coisas que seriam muito difíceis de contar caso tentássemos. Por exemplo: sugar (imagine contar cada grão de açúcar!), flour, water, salt, milk, coffee, beef, gas.

Exemplos:

I need to eat less sugar. (Preciso comer menos açúcar.)
I need to drink less coffee. (Preciso beber menos café.)

A única maneira de quantificar esses substantivos é utilizando uma unidade de medida, como por exemplo kiloliter, pound, galon.  Porém, veja que o uncountable noun nunca aparece no plural, e sim conforme a unidade de medida.

Exemplos:

You must drink two liters of water every day. (Você deve beber dois litros de água por dia)
He bought five kilos of beef for the barbecue. (Ele comprou cinco quilos de carne para o churrasco)

FEWER:  sempre deve ser utilizado com countable nouns (substantivos contáveis) que, ao contrário dos uncountable nouns, possuem uma forma no plural e são coisas que seriam facilmente contáveis . Por exemplo: people (plural de person), computers, tables, books, dogs,  games, trees, houses, teeth, mice, etc.

Exemplos:

Fewer people came here today. (Menos gente veio aqui hoje)
This library has fewer books. (Esta biblioteca tem menos livros)

No caso da correção de Stannis, está errado utilizar o quantificador less juntamente com o countable noun enemy (inimigo) no plural. O correto, portanto, seria fewer.

OBS: Stannis usa o quantifier few em sua forma comparativa, fewer. Ele quis dizer “ainda menos inimigos” comparando com uma situação anterior.

Leia mais sobre substantivos contáveis e incontáveis AQUI.

 
Post escrito por Mariana Bettio, graduada em Letras pela PUC-RS e mestre em Psicologia da Educação pela Virginia Tech. Mariana mora nos Estados Unidos há seis anos e foi a primeira entrevistada pelo English in Brazil. Confira a entrevista aqui.
 

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!