12 dicas PRÁTICAS para quem não tem tempo de estudar inglês

Escrito por Carina Fragozo

Mais um ano se inicia e novamente você prometeu a si mesmo alavancar os estudos em inglês para poder viajar sem medo, para expandir suas oportunidades de trabalho ou até mesmo para conversar com os gringos por aí, mas não consegue encontrar tempo para se dedicar a aprender uma nova língua? Eu, professora há mais de 10 anos, entendo muito bem esse problema, pois atinge muitos dos meus alunos particulares. Afinal, é possível estudar inglês pra valer no meio dessa vida atribulada? A resposta é: CLARO, se você estiver determinado e souber priorizar o que é realmente importante.

MAS QUAL O SEGREDO?

businesswoman holding a lot of folders and looking to time (isolated on white)

A grande questão é traçar metas pequenas, mas atingíveis e realistas. Não adianta sonhar em ficar fluente em 3 meses ( sorry, guys, isso não existe!) ou querer falar com um sotaque X em 6 meses.

Eu acredito e sempre sugiro aos meus alunos pequenas doses diárias de prática e exposição ao idioma. Vá por mim, 15 ou 20 minutos diários, consistentemente farão maravilhas à você e sua jornada de aprendizado. Não espere ter 1 ou 2 horas duas vezes na semana para estudar inglês. Lembre-se, um pouquinho por dia é melhor do que nada.

Enfoque nos seus interesses e gostos. Aprender inglês não tem que ser um sacrifício e sim algo super prazeroso. Mentalize e se imagine no futuro conquistando seu objetivo em relação ao aprendizado de inglês, seja arrasando na viagem dos sonhos, dando aquela palestra importante em inglês, fechando negócios sem titubear ou passando no TOEFL e fazendo mestrado lá fora… Legal, né? Agora use seus objetivos para traçar as metas e tarefas que irão te levar a eles.

Procure integrar o inglês na sua vida em tarefas que você já faça normalmente. Por exemplo, se você não sai do Facebook ou Instagram, mude a configuração deles para o inglês e com o tempo você vai se acostumar com o vocabulário dessas redes sociais.

Que tal mudar a configuração das suas redes sociais para o inglês?

Quer mais? Vejamos algumas dicas mais práticas!

1- Faça o download de podcasts no seu celular e escute a ele enquanto dirige para o trabalho ou faculdade. Faça o mesmo na volta para casa e você vai ver que no final da semana otimizou mais de 5 horas de aprendizado.

Não esqueça dos seus gostos e interesses também. Se você gosta de escutar notícias, procure “news podcasts”; mas se prefere saber sobre marketing ou tecnologia, procure por “marketing podcasts” e “Tech podcasts” e por aí vai.

Algumas sugestões: Apps da BBC Learning English e  ELLLO   

2- Você tá na fila e vai ficar 5 minutos fazendo nada? Baixe alguns jogos de vocabulário no seu celular e brinque um pouquinho enquanto espera.

Algumas sugestões: What’s the Phrase?, Words With Friends e Words On Tour

3- Se você gosta de história em quadrinhos, que tal ler uma historinha dessas diariamente? É rápido e divertido!

Sugestões: The Grammarman e Zen Pencils

4- Se você gosta de assistir TV, assista em inglês. Curte Netflix? Assista aos programas com legenda em inglês.

5- Use o Facebook, Twitter e Instagram em inglês. Comece trocando o idioma oficial para inglês nas configurações de cada um. Depois, siga fanpages de temas que você goste : seja sobre celebridades, notícias, seriados, programas etc. Aqui vão algumas sugestões:

Huffpostnews, Barack Obama, Jonathan Pie, StoryCorps, Weird Facts e Humans of New York

6- Faça um curso flexível de acordo com seus horários.

7- Procure um ou dois parceiros de estudos. Aposto que você tem algum amigo/a, parente ou colega de trabalho que precise estudar inglês. Faça encontros presenciais ou virtuais com eles onde seja proibido falar português. Ah, um grupo no Whatsapp com esses parceiros de estudos também pode ser uma boa ideia.

8- Use a hora do banho para cantar em inglês ou falar com você mesmo, por mais doido que isso pareça. Faça um resumo do que fará ou fez durante o dia, como se sentiu, o que foi legal.

9- Use o Dailylit para receber receber capítulos de livros clássicos em inglês por email na frequencia que desejar para ler por 15 minutos. Cool, hun?

qq
Literatura no seu e-mail!

10- Revise o que você aprendeu ou leia um noticiário em inglês antes de dormir.

Sugestões: Newsela, News in Levels e CNN Student News

11- Procure Meetups ou eventos de Couchsurfing para praticar inglês na sua cidade quando você estiver livre. Você precisa fazer um cadastro antes.

12- Inscreva-se em canais do Youtube para receber as notificações por email assim que os vídeos forem publicados. Além do canal English in Brazil, também sugiro estes:

Papa Teach Me, BBC Learning English e English with Lucy

E então, que tal fazer deste ano a sua oportunidade para aprender inglês? Depois nos conte se deu certo! Boa sorte!

10387535_10152535430836447_1357678854663845780_nPost escrito por Cecília Nobre. Cecília ensina inglês há 16 anos, é formada em Letras pela UFRJ, deu aulas nos principais cursos de inglês e hoje se dedica apenas às aulas personalizadas online.

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!