Projeto: English in Brazil

Escrito por Carina Fragozo
Com o objetivo de observar a influência da língua inglesa no Brasil e de enriquecer o vocabulário com as palavras pesquisadas, meus alunos do Instituto São Francisco, dos 1ºs anos do Ensino Médio, saíram pelas ruas de Porto Alegre e de Alvorada para fotografar banners, outdoors e fachadas de estabelecimentos comerciais com palavras ou frases escritas em inglês. Quando possível, os alunos entrevistaram os donos ou gerentes das lojas, a fim de saber o porquê da escolha do nome da loja em inglês e não em português. Os grupos realmente se empenharam neste trabalho, e frequentemente comentavam sobre as etapas da pesquisa em minhas aulas. O resultado foram vídeos de até 2 minutos, os quais deveriam conter a tradução dos termos e os possíveis comentários sobre os nomes dos estabelecimentos, com no mínimo 10 fotos. Acho este projeto uma boa ideia para o primeiro trimestre do ano, pois mostra aos alunos a forte influência do inglês no nosso dia-a-dia e motiva a aprendizagem da língua.
Veja alguns vídeos:
O que os alunos acharam:


Andressa Brites: Não foi difícil fazer o trabalho porque existem muitos nomes de estabelecimentos em inglês, e há vários no shopping Iguatemi. A entrevista com o proprietário do Mickey Dogs (pai da aluna) foi fácil, ele até achou divertido.
Pedro e Arthur Tadao: Fizemos nossas fotos na av. Baltazar de Oliveira Garcia, onde havia vários estabelecimentos com nomes em inglês. As entrevistas com os donos foram boas, e eles até nos contaram histórias de suas lojas.
Laura e Luíza: Não foi difícil achar as lojas, o único problema foi que muitas vezes os atendentes não sabiam o porquê do nome. Com este trabalho percebemos que o inglês está cada vez mais presente no nosso país.
Bruna, Paula, Ádamo e Arthur: Foi fácil encontrar as lojas, pois o inglês está muito presente no nosso dia-a-dia. Percebemos que muitas vezes os nomes não têm sentido com os produtos vendidos nas lojas.

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!