Orkut, Facebook e Ensino/Aprendizagem de inglês

Escrito por Carina Fragozo
Todo mundo sabe que redes sociais tornaram-se um “vício” entre os internautas. Por isso, hoje quero ressaltar que essas redes podem ir além do ato de futricar nas fotos do amigo do amigo do vizinho. Com elas, também é possível tirar dúvidas de inglês, procurar escolas de idiomas e ‘brincar’ praticando a língua!



ORKUT:

Apesar de o Orkut estar meio esquecido com o sucesso de outras redes sociais, acredito que as famosas “comunidades” ainda têm seu valor! Preparei uma listinha das minhas comunidades favoritas relacionadas ao estudo de línguas estrangeiras. Selecionei apenas as que ainda estão “na ativa”, por terem postagens novas todos os dias.

Tradutores/intérpretes BR: Simplesmente AMO essa comunidade, pois ela sempre me salvou quando precisei de ajuda para traduzir algum termo. Diversos tradutores capacitadíssimos geralmente têm ‘pitacos’ excelentes para dúvidas de tradução. Uma vez precisei traduzir um artigo sobre mecânica e não encontrava os termos adequados para “caixa alta e caixa baixa do câmbio” Postei a dúvida na comunidade e no mesmo dia recebi 12 sugestões de tradução. Não é o máximo? 

English as a Second Language: Esta comunidade é interessante para quem quer tirar dúvidas de inglês. É possível participar de joguinhos como “continue this story with 4 words” para praticar a língua.
Private English Teachers: Legal para professores particulares que têm interesse em discutir valores, metodologias, livros, etc.
English language games: Ótima para ‘brincar’ com palavras na língua inglesa.

FACEBOOK:

Apesar de o “Face” ser muito superior ao Orkut no que diz respeito a ferramentas e funções, ainda acho que as discussões nas comunidades são mais interessantes que as dos grupos do Facebook (UPDATE: lembrando que este post é de 2011!). Para participar de um grupo, basta clicar em ‘curtir’,  postar uma mensagem e aguardar os comentários. 
Participo apenas dos grupos “Língua Inglesa”, “English teachers” e “Tecla Sap”. Recomendo o último, pois amo o blog Tecla Sap e me mantenho informada sobre novas postagens pelo Facebook.

Não participo do Twitter, mas acredito que também seja uma boa maneira de compartilhar ideias sobre EFL. Além das redes sociais, a internet oferece diversos blogs direcionados ao ensino/aprendizagem de inglês. Dentre eles, destaco o ENGLISH IN BRAZIL. Já ouviram falar? Eu recomendo! haha.

See you soon!

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!