Top 8: blogs/sites para professores de inglês

Escrito por Carina Fragozo

Inspirada pela lista de blogs para aprendizes de inglês postada pelo Denilso de Lima, no blog Inglês na Ponta da Língua, achei interessante construir uma lista de sites e blogs que interessam não só a aprendizes, mas também a professores de inglês. Ok, não é muito comum termos um “top 8”, e sim um “top 5” ou “top10”. Mas não consegui reduzir a lista a 5 e nem aumentá-la para 10 😛
Todos estes sites já foram úteis em minhas aulas, e tenho certeza de que eles poderão ser valiosos nas suas também! A lista de sites não está em ordem de preferência; cabe a você, leitor, acompanhá-los e tirar suas próprias conclusões!
Movie Segments to Assess Grammar Goals: Este blog é simplesmente uma BÊNÇÃO na vida de nós, professores (sem exagero!). Criado pelo professor Cláudio Azevedo, o blog  compartilha a cada semana uma nova atividade envolvendo cenas de filmes e tópicos gramaticais. É possível acessar um índice com “grammar points” e encontrar atividades comunicativas para todas as idades e níveis. Já usei diversas vezes em minhas aulas, e sempre deu certo!
Movie Segments for Warm-ups and Follow-ups: Outro blog criado por Cláudio Azevedo, tão útil e interessante quanto o primeiro. Aqui, há um índice de assuntos para serem abordados em aula como warm-up ou follow-up, tais como sports, jobs, friends e até extra-terrestrials. Também já utilizei essas atividades inúmeras vezes e os alunos adoraram! Cláudio, obrigada pela generosidade de compartilhar tantas atividades maravilhosas!
Busy Teacher: Este site é perfeito para quem precisa de materiais de apoio. São milhares de atividades de gramática, leitura, vocabulário, listening, speaking, enfim… Basta fazer uma busca rápida para encontrar o que você precisa. É possível fazer upload de suas atividades para contribuir com o site.
Puzzle Maker: Neste site, é possível criar cruzadinhas e caça-palavras com o vocabulário a ser ensinado, e de graça! Ótimo em aulas para crianças.
ESL Discussions: Através de uma consistente lista de assuntos organizados em ordem alfabética, é possível encontrar pequenos diálogos a serem praticados em duplas. Interessante, se o professor souber contextualizar na aula.
English Banana: Outro site para quem procura materiais de apoio. Segundo o próprio site, há mais de 3.200 worksheets disponíveis para download, e de graça. Basta clicar Ctrl+F e fazer uma busca de assuntos. Um pouco difícil de achar as atividades, mas muito útil também.
BBC Learning English: O site da BBC traz inúmeros planos de aula, quizzes e worksheets para incrementar a aula de inglês. Também peca um pouco pela dificuldade de encontrar as informações, mas uma boa busca pode valer a pena.
LearnEnglish Kids (British Council): O site contém diversos games e videos fofíssimos para o ensino de inglês para crianças. Vale destacar o listen and watch, uma série de histórias infantis contadas através da fala e de vídeos.
Lembrando que o English in Brazil possui uma seção exclusiva para professores, com artigos, atividades e projetos. Para visualizar, clique AQUI.
Espero que tenha gostado das sugestões.  Caso deseje complementar essa lista, deixe seu comentário!
See you, guys!
UPDATE:
A leitora Sandra Mendonça também recomenda os seguintes sites:

ESL Teaching Resources
Esl Challenge

E a professora Fernanda recomenda seu próprio blog, que também é excelente. Confiram:

Aprender Inglês com Música

E não é que já temos um Top 11?
 

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!