Entenda "Thanksgiving Day" e "Black Friday" nos Estados Unidos

Escrito por Carina Fragozo
Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças) é, juntamente com o Natal, um dos feriados mais importantes nos Estados Unidos, e é comemorado sempre na última quinta-feira de Novembro. O feriado faz referência ao dia em que, em 1621, na cidade de Plymouth, Massachussetts os primeiros peregrinos (pilgrims) que chegaram ao país vindos da Inglaterra comemoraram a colheita de milho daquele ano com um banquete juntamente com os índios. 
 
Primeira ceia de ação de graças: índios e peregrinos
 
O banquete foi promovido pelo governador, motivado pela boa safra obtida após diversas colheitas escassas e invernos rigorosos. Naquele evento, peregrinos e índios compartilharam de um peru (turkey), o qual se tornou o ícone do Thanksgiving. O feriado só foi oficializado muitos anos depois, em 1863, quando o então presidente Abraham Lincoln instituiu-o como um dia de agradecimento aos bons acontecimentos do ano. A tradição perpetuou-se através dos anos e, hoje em dia, americanos se reúnem com a família, oram em agradecimento, e têm uma ceia com peru e outros pratos típicos do feriado, como molho de cranberry (cranberry sauce), batata doce (yams), purê de batata (mashed potatoes) e gravy (molho para o peru).
 
A tradicional mesa de ação de graças, com peru e outras comidas típicas do feriado
 
 O dia seguinte ao Thanksgiving é popularmente chamado de Black Friday. É o dia em que grandes lojas de departamento (e sites de vendas online como Amazon) oferecem produtos com descontos atraentes. Os produtos mais procurados são aparelhos de TV, tablets, laptops, consoles de vídeo game, celulares, entre outros. Por oferecerem produtos de boa qualidade por preços imperdíveis e em quantidade limitada, pessoas acampam em frente à lojas à espera do horário de abertura. A Black Friday também marca o início da shopping season, temporada de compras para o Natal. 
 
 Correria e empurra-empurra pelos melhores preços na Black Friday
Acampamento na porta de loja de eletrônicos em busca de descontos especiais
 
Minha impressão como brasileira é que o Thanksgiving Day é um feriado com um significado muito importante para os americanos, pois representa o dia em que os primeiros ingleses que se estabeleceram no país celebraram o sucesso na colheita e puderam estocar alimento suficiente para sobreviver ao inverno. Isso garantiu a sua subsistência, o que consequentemente resultou no crescimento do país como um todo. Acho interessante que hoje em dia as pessoas não agradecem somente a Deus, mas também a outras pessoas que as ajudaram com algum problema ou foram importantes por algum motivo (como professores e médicos, por exemplo).

 
Post escrito por Mariana Bettio, graduada em Letras pela PUC-RS e mestre em Psicologia da Educação pela Virginia Tech. Mariana mora nos Estados Unidos há quatro anos e foi a primeira entrevistada pelo English in Brazil. Confira a entrevista aqui.
 

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!