Hoje vou dar início a uma série de posts com dicas para escrever melhor em inglês. Dedici começar pelo bom e velho e-mail, que é um dos principais meios de comunicação no mundo dos negócios. Por isso, é importante aprender as expressões corretas para que seu e-mail não fique casual demais. Vamos às dicas:
1) Comece com uma saudação.
Em e-mails formais, é recomendado iniciar com dear (neste caso, não significa “querido (a)” e sim “prezado (a)” ou “caro (a)) e o sobrenome do destinatário precedido de Mr., Mrs. ou Miss. Caso não haja a necessidade de ser tão formal assim, você pode começar apenas com dear e o primeiro nome do destinatário. Por fim, se você deseja iniciar o e-mail de maneira mais casual, é possível usar apenas hi e o primeiro nome do destinatário.
Dear Mr. Smith: Prezado Sr. Smith
Dear Mrs. Lopez: Prezada Sra. Lopez
Dear John: Prezado John
Hi, John! Oi, John!
(Ou, ainda, apenas “John” seguido de vírgula. Ex: John, …)
Caso o e-mail seja direcionado a mais pessoas, você pode iniciar com dear all ou to whom it may concern.
Dear all: Prezados…
To whom it may concern: A quem possa interessar
2) Demonstre o objetivo do contato. É importante explicar o objetivo do seu e-mail logo no início. Algumas expressões úteis:
I am writing to ask for information about…: Estou escrevendo para pedir informações sobre…
I am writing to you regarding…: Estou escrevendo a respeito de…
I am writing to enquire about…: Estou escrevendo para saber sobre…
I am writing to you on behalf of…: Estou escrevendo em nome de…
I’m writing to let you know that…: Estou escrevendo para informá-lo que…
Thank you for your consideration: Obrigado (a) pela consideração
Thanking you in advance: Desde já agradeço
If you have any questions or concerns, please let me know: Se você tiver alguma pergunta, por favor entre em contato
I look forward to hearing from you: Aguardo seu contato / Fico no aguardo / Aguardo retorno