Pronúncia do inglês: flap [t]

Escrito por Carina Fragozo

Você já percebeu que, muitas vezes, o “t” é produzido como um “r” no inglês americano? Em palavras como computer, por exemplo, o “t” é produzido como “compurer”. Esse processo é chamado de flapping ou tapping e, neste vídeo, ensino os contextos em que isso acontece e dou vários exemplos para você praticar em casa!

Não esqueça de clicar em “gostei” e se inscrever no canal do English in Brazil!

O som do “t” é geralmente pronunciado de maneira forte, com aspiração, no inglês britânico, mas no inglês americano o som fica muito parecido com o nosso “r” numa palavra como “aranha”, “caro” ou “arisco”. Este é o som conhecido como tepe (tap). Para produzi-la, use a ponta da língua para bater, bem rapidamente, nos seus alvéolos (região atrás dos seus dentes da frente superiores). 

No inglês americano, o fenômeno chamado de flapping ou tapping, ocorre entre vogais, em palavras como butter, writer, pretty, city, better, bottle, ou battle. O mesmo processo ocorre com o som do “d” em palavras como wedding, ou accident.

Existem palavras que possuem a letra “t” entre vogais mas não são pronunciadas com o tepe em nenhuma variante do inglês, por causa do acento. Por exemplo, no par Italian (italiano) e Italy (Itália) o tepe não ocorre na palavra Italian porque o “t” está iniciando uma sílaba forte e sua pronúncia é aspirada. No caso do nome do país, Italy, o acento está na primeira sílaba e o som do “t” pode ser reduzido para o som de “r”, o tepe.

Dica extra:

Quando o som do “t” vem após um som de “n” ele geralmente “desaparece” na pronúncia do inglês americano, e não é pronunciado em palavras como internet, winter, international e dental.

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!