Present Perfect: como usar?

Escrito por Carina Fragozo

Hi everybody!

No post de hoje aprenderemos a forma e uso do Present Perfect – o tempo verbal que é temido por muita gente! Esse tempo verbal não existe na língua portuguesa, por isso às vezes leva um pouquinho mais de tempo para o aprendiz internalizar o seu uso. Espero que após a leitura dessa postagem muitas das suas dúvidas estejam resolvidas!

Present Perfect Tense
Present Perfect: Conexão do passado com o presente.
Ex: The Beatles have influenced people.   Eles influenciaram as pessoas no passado e continuam influenciando no presente.
Forma:  SUJEITO + HAVE/HAS + VERBO NO PARTICÍPIO + COMPLEMENTO
(The Beatles)  (have)                (influenced)                    (people)
Interrogativa: Have the Beatles influenced people?
Negativa: The Beatles have not (haven’t) influenced people.
Algumas considerações:
1) She has lost her keys. = Ela perdeu suas chaves.
Na frase anterior, perceba que o verbo auxiliar have não tem significado nenhum. O significado é dado pelo verbo principal, que está no past participle.
Continuando:
She has traveled to many countries. = Ela  viajou para muitos países.
2) Qual é a diferença entre o present perfect e o simple past?
simple past é usado quando nos referimos a situações passadas sem nenhum vínculo ou relação com o presente. Por isso, devemos mencionar a data ou de alguma forma deixar claro no contexto que a situação ocorreu em um momento definido no passado.
climbed a mountain last year.
She painted that picture one hour ago.
present perfect é utilizado quando não há nenhum recurso ou contexto definido para mencionar um acontecimento passado. O fato é tratado como uma mera experiência na vida de certa pessoa ou um acontecimento em que existe uma conexão com o presente.
have climbed a mountain. (Quando? Em algum momento da minha vida.)
She has painted that picture. (Quando? Não há indicação)
 3) present perfect é o tempo verbal usado quando se fala de experiências e não se menciona quando elas aconteceram (lembre-se de que quando há menção, utiliza-se o simple past). Nesse caso, o importante é  o que fizemos e não quando fizemos.
Ao se falar de life experiences, é muito comum o uso de certos advérbios como ever, never, already, entre outros.
EVER (alguma vez): usado em perguntas e se refere a qualquer momento. Aparece entre o sujeito e o verbo principal.  – Have you ever seen a UFO?
NEVER (nunca): usado para falar de algo que nunca aconteceu. Aparece entre o auxiliar e o verbo principal. –  She has never eaten sushi.
ALREADY (já): usado para perguntar ou afirmar algo que aconteceu antes do esperado ou que simplesmente já aconteceu. Pode aparecer entre o auxiliar e o verbo principal ou no final da oração.
Have scientists already explained the origin of the universe?
Scientists have already explained the origin of the universe.
Scientists have explained the origin of the universe already.
Lembre-se que, ao usar expressões com recently (recentemente) e lately (ultimamente), deve-se utilizar o present perfect,  pois são períodos de tempo que começaram no passado, mas incluem o momento atual.
YET: tem dois significados. O primeiro é “ainda” quando estiver em frases negativas; o segundo é “já” em frases interrogativas. Deve aparecer no final da oração. – She hasn’t found her teddy bear yet. – Have you read about it yet?
JUST (algo que acabou de acontecer): deve ser posicionado entre o verbo auxiliar e o principal. – Do you know anything about life after death? I have just read an article about communication with the dead!
4) O present perfect  também é usado para falar de ações que começaram no passado e se estendem até o presente. – They have studied UFO’s for seven years (Os estudos começaram há sete anos e ainda permanecem).
Para fazer perguntas a respeito desse tipo de ação, utiliza-se how long. – How long have they studied UFO’s?
E, para responder, pode-se usar for ou since.
FOR: indica a duração de uma ação e é sempre seguido de um período de tempo. – How long have they studied UFO’s? For seven years.
SINCE: indica o momento em que a ação começou. É sempre seguido de uma data ou indicação desse momento. – How long have they studied UFO’s? Since 2002
Aqui coloquei um resumão, ainda existem mais particularidades a serem aprofundadas que ficam para um outro post
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários 🙂

Post escrito por Jaqueline Fragozo (a.k.a. my sister!), graduada em Letras e especialista no Ensino de Inglês. Jaqueline é professora de inglês há mais de 10 anos, tendo trabalhado com Ensino Fundamental, Médio e aulas particulares.

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!