Como usar “enough” em inglês?

Escrito por Jaqueline Fragozo

Você já ficou na dúvida de como usar a palavra enough? Muitas vezes até sabemos o significado de algumas palavras mas não sabemos ao certo como usá-las, não é? Bem, talvez você já saiba que enough significa suficiente, (o) bastante, suficientemente. A pronúncia é /ɪˈnʌf/ ou  /əˈnʌf/, ou seja, o gh é pronunciado como /f/.

 A grande questão é: como usar? Qual a posição correta dessa palavra na frase? Ela vai antes ou depois do substantivo? E se for um adjetivo? OMG!

Enough pode acompanhar um substantivo, um adjetivo, um verbo ou um advérbio, além de formar diversas expressões. No entanto, no post de hoje vamos falar apenas do uso do enough acompanhando adjetivos e substantivos, ok?

Vamos lá!

Enough com substantivos:

Enough é usado antes de substantivos. (Enough + Noun). Veja:

Do we have enough plates for everyone? (Temos pratos suficientes para todos?)

I wish I had enough time to go with you. (Eu queria ter tempo o suficiente para ir com você.)

I’m sorry, but I don’t have enough money to help you buy that cake. (Desculpe, mas eu não tenho dinheiro o suficiente para te ajudar a comprar aquele bolo.)

We won’t have enough gas to get there. (Não teremos gasolina o suficiente para chegar lá.)

Have we bought enough food? (Compramos comida o suficiente?)

Neste vídeo, aos dezenove minutos e quarenta segundos, aparece a expressão enough food and enough resources. Take a look:

Enough com adjetivos

Enough é usado depois do adjetivo. (Adjective + Enough). Veja os exemplos:

He is old enough to have this conversation. (Ele já é velho o suficiente para ter esta conversa/Ele já tem idade o suficiente para ter esta conversa.)

The house is big enough for us. (A casa é grande o suficiente para nós.)

Is the water cold enough? (A água está gelada o suficiente?)

This will be strong enough. (Isto será forte o suficiente.)

‘Are we smart enough to know how smart animals are?’ is an interesting book. (‘Somos espertos o suficiente para saber o quão esperto são os animais?’ é um livro interessante.)

Neste vídeo, aos dois minutos e vinte e oito segundos podemos ver a expressão interesting enough sendo usada em contexto.

Diferentes usos de “enough”

Neste post, expliquei como usar enough com adjetivos e substantivos, para que não haja mais confusão na ordem. Resumindo: quando enough estiver se referindo a um substantivo, ele vem antes (ex: enough time). Quando estiver se referindo a um adjetivo, ele vem depois (ex: interesting enough). Ficou mais claro?

Como disse no início do post, existem muitos outros contextos em que a palavra enough pode ser usada, além dos que vimos aqui. Você pode conferir alguns outros usos de enough no post a seguir, que é um vídeo mostrando exemplos dessa palavra no sentido de “Chega, basta!”. Aliás, você já nos segue no Instagram? Não? Então, clique aqui para receber muitas dicas no seu feed e mergulhar de vez na língua inglesa!

https://www.instagram.com/p/CBVfaorg5aZ/?utm_source=ig_web_copy_link

Neste outro vídeo curtinho, resumo o que vimos no post de hoje com mais alguns exemplos:

https://www.instagram.com/p/CB0smJ8Aodl/

E então, gostou da dica? Para praticar, sugiro que deixe aqui nos comentários uma frase com enough sendo usado juntamente a um substantivo e outra frase em que o enough seja usado com adjetivo. Aceita o desafio? See you soon!

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!