Em sua viagem de intercâmbio para Londres, a Carina conversou com o professor Tony, da Nacel English School. Neste vídeo, eles falam sobre a diferença entre sotaque e pronúncia, apresentam algumas dicas sobre ritmo acentual (stress timing), fala encadeada (connected speech) e sobre o som schwa, que é muito frequente na língua inglesa e ocorre apenas em posições átonas (não acentuadas). Este som é essencial para encadear as palavras!
Fala encadeada
Aprendizes de um novo idioma devem prestar atenção em chunks of words, isto é, grupos de palavras que podem ser encontradas juntas na linguagem. Um ouvinte ou leitor usa este conhecimento para poder prever o significado e, portanto, ser capaz de processar a linguagem em tempo real. Além disso, é muito importante prestar atenção ao encadeamento das palavras que aprendem: como os falantes deste idioma as conectam ao falar? Em inglês, é essencial saber reconhecer e usar as contrações como “I’m” (=I am), “do not” (=don’t) ou “wouldn’t” (=would not), por exemplo, e também abreviações informais, como “gonna” (=going to), “whadja” (=what do/did you) e “watcha” (=what are you).
Ritmo acentual
Uma língua stress-timed é aquela em que as sílabas tônicas são ditas em intervalos aproximadamente regulares e as sílabas átonas encurtam para se adequar a esse ritmo. Este é o caso do inglês e do português de Portugal, por exemplo. As línguas stress-timed podem ser comparadas com as línguas syllable-timed (caso do português brasileiro), em que cada sílaba leva aproximadamente a mesma quantidade de tempo para ser dita.
Confira detalhes sobre o som schwa neste link o vídeo mencionado pela Carina: Pronúncia do inglês: Vogal SCHWA.