Como usar o DICIONÁRIO para estudar inglês?

Escrito por Paula Carnasciali
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Eu sou uma super fã de dicionários. Sempre gostei deles, desde pequena, quando folheava aquele papel fino e delicado nos tomos grandes de dicionários da língua portuguesa de minhas tias. Depois, passei a andar com um pequeno dicionário inglês-português escolar para as minhas primeiras aulas na escola. Já como professora, ou melhor, Teacher Paula, descobri como usar essa ferramenta poderosa de estudo para dar super-poderes aos meus alunos! Então adorei receber a pergunta abaixo do aluno Bruno, lá na plataforma English in Brazil:

 “Hello team. Eu tenho uma dúvida que me incomoda bastante: é sobre o uso do dicionário. Eu sempre uso o Cambridge Dictonary, que vocês sempre indicam, e eu acho ele muito bom, mas às vezes eu procuro uma palavra que tem mais de um significado ou até 5 significados, e o que eu devo fazer? Decorar todos os significados daquela palavra, procurar um dicionário que me informe apenas uma definição? Eu quero muito melhorar meu vocabulário mas tenho essa dificuldade. Se vocês puderem me ajudar, ficarei muito contente. Help me out, please! Thank you in advance.

That’s a very good question, Bruno! É importante saber navegar pelas definições ao utilizar um dicionário. Lembre-se do que levou você até ele: uma dúvida específica! Sem contexto, a busca por uma definição de palavra pode se tornar uma tarefa gigantesca. Se você tiver um tempo livre, by no means, dive in! Mas quando a dúvida é imediata, queremos um resposta certeira. Então, o primeiro passo, é fazer a pergunta certa.

Faça a pergunta certa!

Por exemplo, a pergunta “O que significa get?” não é muito boa, pois é muito abrangente. Ao invés disso, leia a frase no texto novamente e busque por word chunks, ou seja, o grupo de palavras que vêm antes ou depois de get. É mais fácil navegar pelas definições quando você restringe mais o que quer saber: “O que significa get a taxi? Ou get sick?

🔎 https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/get

O Cambridge Dictionary traz pronúncia, exemplos de frases e subdivide as definições por expressões comuns e também por nível, com a presença de rótulos A1, B2, C1, etc. Estes símbolos mostram o nível de Perfil do Inglês de uma palavra, frase ou significado. Por exemplo, uma palavra que tem um símbolo B1 é uma palavra que alunos intermediários de Inglês geralmente sabem.

Dicionário além do verbete

Além de buscar definições, um dicionário também ajuda o aluno a tirar dúvidas sobre estruturas mais complexas. Numa aula sobre Reported Speech, por exemplo, buscar a diferença entre say e tell tem mais relação com a gramática do que com o vocabulário!  No Cambridge Dictionary, existe uma seção gramatical sobre isso, em inglês, com ótimos exemplos!

🔎 https://dictionary.cambridge.org/pt/gramatica/gramatica-britanica/say-or-tell

À medida em que a sua habilidade de leitura for melhorando, passe a fazer buscas usando a função monolíngue do dicionário, em que a palavra e sua definição estão em inglês! Desta forma, você terá acesso a mais nuances de significado e exemplos, refinando cada vez mais o seu vocabulário. Anote em seu Vocabulary Notebook aquilo que for relevante para a sua pesquisa, treine a pronúncia, revise e use as palavras sempre que possível, dizendo ao seu cérebro que estas são estruturas que você não quer esquecer!

As dicas aqui valem para qualquer dicionário online. Se você ainda não está familiarizado com a nomenclatura específica que aparece ao lado dos verbetes, visite e leia a seção de ajuda!

🔎 https://dictionary.cambridge.org/pt/help/

Espero ter ajudado! 😘

Veja também...

VOCÊ SE SENTE PERDIDO ESTUDANDO INGLÊS EM CASA?

Baixe nosso Roteiro de Estudos e (re)comece do jeito certo!

Receba em seu e-mail o roteiro com um vídeo explicativo e participe do meu canal de Telegram para receber quizzes, vídeos e dicas sobre o idioma!

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!