Como dizer “tios” para incluir todos os gêneros?

Escrito por Paula Carnasciali

Oi pessoal, tenho uma dúvida. Se falarmos tios num sentido que englobe tanto tios quanto tias, ficaria errado usar uncles?

Para responder a dúvida do Gustavo Amaral, que é aluno da Turma 1 do curso English in Brazil, eu pesquisei algumas tendências da língua inglesa e fiz descobertas interessantes. Ficou com curiosidade?

Ao usar apenas a palavra uncles expressamos apenas a ideia de que todos no grupo são homens! Então, ele precisaria dizer uncles and aunts para englobar as pessoas de diferentes gêneros do grupo.

No entanto, segundo um artigo (1) da professora Minrose Straussman, “Quando se trata de referir-se a um grupo misto de tias e tios [como podemos fazer em inglês com pais (parents) ou irmãos (siblings) quando nos referimos a esses parentes], a linguagem está longe de ser estabelecida. Dito isto, um termo que tem se tornado cada vez mais popular é pibling. Pibling pode se referir a uma tia ou a um tio e é modelado na palavra sibling, só que misturado com o P de parents.” Por exemplo: My piblings Alex, Jo, and Alice took me to the baseball game last week. (Meus tios Alex, Jo e Alice me levaram ao jogo de beisebol na semana passada.)

Nibling para sobrinha e sobrinho

“Os termos para niece (sobrinha) e nephew (sobrinho) também são classificados da mesma forma que aunt (tia) e uncle (tio). O linguista Samuel Martin é creditado por cunhar a palavra de gênero neutro nibling na década de 1950.  Nibling, assim como pibling, tem formação baseada em sibling, com a adição da letra N de niece e nephew.”

Esta terminologia é relativamente nova e continua a se desenvolver. Os dicionários Cambridge, Collins e MacMillan já incluíram algumas delas em suas definições. Oxford e Longman ainda não as mencionam, então temos que observar sua evolução. 

Eu recomendo a leitura do artigo completo para se aprofundar mais nas origens destes termos inclusivos de gênero.


(1) Straussman, M., (2021). Do You Know These Words For ‘Aunt,’ ‘Uncle,’ And More? [online] Dictionary.com. Available at: https://www.dictionary.com/e/aunt-uncle-niece-nephew-words  [Accessed 10 Jun. 2022].

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!