Superguia para ser feliz num Pub britânico

Escrito por Fabio Emerim

Sempre procuro deixar claro aqui no blog e pros meus alunos que aprender uma língua é mergulhar em sua cultura! E hoje vamos ver a cultura dos Pubs na Terra da Rainha!

Sim, você já percebeu que saber inglês é bom também pra aprender a pedir a cerveja certa em algum pub na Inglaterra. E eu, como um apreciador dessa maravilhosa bebida, não poderia ficar sem fazer um post sobre isso aqui no blog, não é?

Primeiramente saibamos que existem dois grupos grandes de cervejas: as Ales e as Lagers.

Ale (éal) é o tipo de cerveja mais antigo e tradicional, datando de mais de dois mil anos atrás, enquanto que a Lager (lóguer) tem coisa de 200 anos. O Yeast(iêist) que é o levedo, está presente como um dos principais ingredientes de ambos os tipos. Mas existe um tipo de yeast que vai para o uso das lagers e outro para as ales, cada um com a sua fermentação a uma temperatura diferente

Os britânicos amam as ales mais fortes. São as chamadas “bitter” (amargas), como as porters ou as stout, que são bem escuras e encorpadas. Na terra da Rainha, a Fuller’s e a Guinness estão entre as mais populares.

Como pedir uma cerveja num pub

Pubs estão para o Reino Unido assim como o boteco está para o Rio de Janeiro ou o Bexiga em São Paulo. É lá que o happy hour acontece, com o pessoal por vezes sentado no meio-feio diante do seu pub preferido. Coisa inimaginável nos EUA, onde é proibido o consumo de bebidas alcoólicas na rua.

Uma vez em seu pub (que vem de Public Houses), atente-se a estas 5 regras:

1 – Tenha paciência

fique com 5 ou 10 libras à mão e que o bartender possa ver (não o mostre ostensivamente, como que sacudindo no ar), pois você vai ser ignorado. Tampouco grite, como fazemos por aqui. Olhe nos olhos do bartender e sorria!

2 – Saiba o que você quer pedir de antemão

A indecisão na hora que o bartender lhe atender vai fazer com que você perca a vez. Você precisa saber também a medida da sua bebida. Pode ser um Pint(páint) que equivale à medida de 500ml, ou Half Pint (réf páint) que é a metade dissoSaiba também o nome da cerveja que você quer beber, respire fundo e peça:

 “Two pints of Guinness, a half of Porter and three packets of crisps (potato chips) please.”
Dois pints de Guinness, meio pint de Porter e três porções de batatas-fritas, por favor.

Ah, sim! Pague ao fazer o pedido. Quando você receber sua bebida ou comida, eles trazem o troco junto, se for o caso.

 3 – Saiba o que esperar

Ingleses não são fãs de muita espuma, então prepare-se para ter a sua bebida com um colarinho mínimo. No caso da Guinness há uma exceção porque a espuma faz parte do charme quando é servida. Mas com as outras é pouca espuma mesmo.
As cervejas que saem das torneiras e que normalmente chamamos de chopp por aqui, lá são chamadas drafts, e estão a uma temperatura um pouco mais fria que o ambiente. Se você quiser cerveja gelada, prefira as garrafas.

4 – Evite ficar no balcão

O comportamento normal de um cliente num pub é pegar o seu pedido e sair do balcão. Vá a uma mesa, ou fique de pé por alí perto, mas saia do balcão. Você também pode ficar na calçada, se não estiver naquele congelante inverno britânico.

5 – É normal pagar uma rodada 

Se você estiver num grupo de amigos, pague uma rodada (ou round). Aqueles pão-duros que nunca pagam rodada são mal-vistos. Sério!

O serviço no Pub

Nem todos os pubs têm serviço na mesa. Você tem que ir ao balcão, pedir, pagar e esperar que a comida chegue até onde você está. Estes são conhecidos como Gastropubs, onde pessoas jantam. Antes de ir ao balcão, veja se a sua mesa não tem um número. Isso facilitara na hora de fazer o pedido chegar até você.

Qual o horário de funcionamento dos Pubs por lá?

Pubs têm um horário fixo: abrem para almoço e fecham logo após. Apenas reabrindo na tardinha para fecharem à 23h.
Algumas leis locais permitem uma renegociação desse horário, de maneira que você poderá encontrar pubs que servem até café da manhã pra trabalhadores noturnos, até os pubs que ficam abertos o dia inteiro até de noite.

Ah, e mesmo se um pub estiver aberto, não significa que estejam com sua cozinha funcionando. O melhor é simplesmente perguntar:

– Hello, are you serving food at the moment?
– Olá, vocês estão servindo comida no momento?

Independente da hora que o pub fechar, isso será anunciado com o tocar de um sino com proprietário falando:

– Last orders!
– Últimos pedidos!

Está viajando com crianças e animais de estimação?

No problem, você pode levar as crianças ao pub, desde que óóóóóbvio, você não sirva bebida alcoólica para elas, né? Não há lei que proíba a permanência de crianças com seus pais ou responsáveis num pub que sirva comida. Legal, pois tem refrigerante lá também :D

Ah, e quanto a animais de estimação, cabe ao proprietário estabelecer suas próprias regras. Normalmente se o pub tem seu próprio cachorro ou gato, o seu também será bem-vindo!

É isso! Agora você poder entrar num Pub sem medo!

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!