7 HÁBITOS para falar inglês com confiança O QUANTO ANTES

Escrito por Carina Fragozo

Sem dúvida nenhuma o speaking, a habilidade de falar inglês, é o sonho de quem começa a estudar esse idioma. No entanto, ela também é uma das mais difíceis, pois envolve uma série de fatores, como questões emocionais, a exposição, a prática, a pronúncia… E por isso eu preparei um plano de ação para você que quer levar a sua fala para o próximo nível e finalmente enxergar de fato os resultados que você tanto espera!

Saiba exatamente o que fazer para melhorar o seu speaking

Espelho de academia: Aperfeiçoando sua pronúncia

Você já parou para pensar porque uma academia é rodeada de espelhos? Para que você se observe praticando e perceba a sua evolução! Faça a mesma coisa com o inglês: tenha uma maior consciência articulatória! Vá para a frente do espelho e comece a produzir palavras e frases que você acha difíceis. Compare o movimento dos seus lábios e o posicionamento da sua língua com o de outros falantes de inglês.

Show de Truman: Torne-se o Narrador da Sua Vida

A segunda dica é transformar-se no narrador da sua própria vida. Descreva em voz alta tudo o que você estiver fazendo durante o dia, em inglês! Caso não saiba como dizer algo, mude o discurso para usar palavras que você já conhece ou então pare e anote as estruturas e palavras que você não sabe ainda para procurar em um dicionário. 

Interaction: Busque o Feedback

A melhor forma de praticar a fala é conversando. Após treinar com um processo de prática controlada, você precisa interagir de verdade. Isso é muito importante para receber feedback, isto é, um retorno da pessoa que fala com você. Esse comentário pode ser positivo, como por exemplo, ao receber respostas ao que você perguntou (a comunicação correu bem) ou até negativos, com questionamentos indicando que a comunicação não foi bem sucedida (a mensagem não foi compreendida).

Siga o mestre: A Técnica de Shadowing

Existe uma técnica para praticar a fala chamada shadowing, ou sombreamento, em que você observa e imita a fala de alguém. O ideal é usar um áudio curto com transcrição e um fone de ouvido, para garantir a concentração. Ouça uma primeira vez com atenção usando a técnica do listen and repeat, isto é, escute e repita. Depois volte ao início e imite o falante – falando ao mesmo tempo – tudo que o ‘mestre’ diz: a entonação, a ênfase, o ritmo. Esta prática ajuda a automatizar a fala.

Mochila de camping: Prepare-se para Situações Específicas

Para ter segurança ao falar inglês, é preciso ter preparação. Assim como você leva uma mochila cheia de apetrechos e ferramentas para garantir o sucesso da sua viagem de acampamento, você precisa de ferramentas para ter sucesso em suas apresentações em inglês: tenha expressões, vocabulário e respostas a possíveis perguntas na ponta da língua. Não conte apenas com o improviso.

Gambiarra do inglês: Estratégias Inteligentes para se Comunicar

A ‘gambiarra’ que indico aqui são, na verdade, estratégias inteligentes que você deve usar quando ‘falta’ uma palavra na sua fala. Destrave usando sinônimos, reestruturando a frase, confiando em gestos e sons ou em qualquer outro recurso que te ajude a passar a mensagem que você quer. Não deixe a peteca cair!

No pain, no gain: Seja Ativo e Persistente

Não é preciso sofrer para falar inglês, mas é preciso ter autonomia no processo de aprendizagem, se expor e ser responsável pela sua prática de speaking. Não tenha medo de errar, pois só assim obtemos resultados significativos.


Gostou desse conteúdo? Aproveite e aprenda também a Como melhorar o “LISTENING” em inglês!

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!