Shape Up Your English Vocabulary

Escrito por Paula Carnasciali

Para onde quer que você olhe, há formas geométricas a serem encontradas – na natureza, em objetos do cotidiano e até mesmo em arquitetura e engenharia. Então venha e junte-se a nós enquanto examinamos mais de perto o incrível mundo das geometric shapes e das expressões populares que usam essas palavras.

Most Popular 2-Dimensional Geometric Forms

⚫ Vamos começar pelo círculo. Um circle é uma forma bidimensional com todos os pontos em sua circunferência a uma distância igual de seu centro. Quando essa forma é achatada com dois lados longos e pontas arredondadas, isto é, em forma de ovo, chamamos de oval em inglês também, mas a pronúncia é diferente, começando com um ditongo: /ˈoʊvəl/ 

🔺 O polígono de três lados com três ângulos que somam 180 graus é um triangle. Ele pode ser equilateral (equilátero), isosceles (isósceles) ou scalene (escaleno), dependendo do comprimento de seus lados. O triângulo reto é chamado de right triangle.

⬛ A forma plana com quatro lados de igual comprimento e quatro ângulos de 90° é chamada de square. Quando este polígono tem dois pares de lados desiguais com lados opostos de igual comprimento, nós chamamos de rectangle

♦ Nas cartas do baralho de ouro, encontramos uma outra forma geométrica: diamond. Também chamado de lozenge, tem dois ângulos agudos e dois obtusos, como se fosse um quadrado achatado.

À medida em que o número de lados e ângulos de um polígono aumenta, seus nomes começam a trazer prefixos gregos, assim como em português: 5 pentagon, 6 hexagon, 7 heptagon, 8 octagon, 9 nonagon, 10 decagon, 11 hendecagon, 12 dodecagon, etc.

Geometric Lingo – Not Just for Math Class

Expressões em inglês com formas geométricas são uma maneira divertida e criativa de adicionar um pouco de brilho às conversas do dia a dia. De ‘square one’ a ‘out of shape’, essas expressões de linguagem figurativa podem ser usadas para descrever situações, sentimentos e até pessoas. Eles não são apenas divertidos, mas também ajudam a explicar os conceitos de uma maneira mais visual e emocionante. Então, vamos dar uma olhada em algumas expressões geométricas populares e explorar como elas podem adicionar um pouco de riso às nossas conversas!

in shape / out of shape – equanto a primeira opção indica que você está em boas condições de saúde, a segunda expressa o oposto. She’s bought an exercise bike to keep in shape. Ela comprou uma bicicleta ergométrica para manter a forma. I was feeling totally out of shape. Eu estava me sentindo totalmente fora de forma.

full circle – muito usado com os verbos come/go indica o retorno à posição de origem. Sooner or later, fashion comes full circle. Mais cedo ou mais tarde, a moda volta às origens.

a vicious circle – Frequentemente usado com os verbos become e be caught/trapped. Many people get caught in a vicious circle of dieting and weight gain. Muitas pessoas ficam presas em um círculo vicioso de dieta e ganho de peso.

a love triangle – aquela situação em que três pessoas estão envolvidas romanticamente de alguma forma, especialmente uma que seja inadequada ou indesejável para um ou mais dos envolvidos. She plays a French woman in a love triangle with Jonathan Pryce and Christopher Walken. Ela interpreta uma francesa em um triângulo amoroso com Jonathan Pryce e Christopher Walken.

back to square one – com origens prováveis em jogos de tabuleiro, essa expressão significa voltar ao primeiro estágio de algo; retornar a um ponto de partida inicial. Unfortunately if things go wrong we go back to square one. Infelizmente, se as coisas correrem mal, voltamos à estaca zero.

square  – quando este adjetivo é usado como gíria, significa alguém monótono, convencional ou fora de moda; descreve uma pessoa que não está disposta a fazer coisas divertidas ou arriscadas. It’s inevitable that your kids are going to think you’re square. É inevitável que seus filhos pensem que você é careta.


Você pode pensar que as formas geométricas são muito matemáticas para serem usadas em nossa comunicação diária, mas, na verdade, elas nos oferecem uma linguagem criativa e divertida para nos comunicarmos com o mundo. Seja para descrever alguém ou expressar nosso sentimento, a partir de agora você pode usar as formas geométricas para dar um toque de charme a suas conversas diárias. Então, que tal usar as formas geométricas para tornar suas conversas mais divertidas e interessantes?

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!