5 SINAIS de que você está estudando INGLÊS ERRADO (e vai demorar mais para aprender!)

Escrito por Paula Carnasciali

Se você está se perguntando se existe um jeito certo ou errado de aprender inglês, a resposta não é tão simples. Não há um método universalmente certo ou errado, mas alguns caminhos podem acelerar ou retardar o processo. Vamos explorar esses 5 sinais de que você estudando inglês errado e virar o jogo.

Estuda inglês há anos e ainda não consegue se comunicar com fluidez? Começou a estudar sozinho(a) e não sabe se está no caminho certo? This video is for you!

1º sinal: Falta de Fluência

Se, mesmo após anos de estudo, você não se considera fluente, algo está errado. Fluência não é perfeição, mas a capacidade de se expressar sem hesitação. Não é necessário esperar uma década para atingir um bom nível de comunicação. Se você estuda há anos e ainda não consegue bater um papo, talvez precise aumentar a frequência de seus estudos e inserir o inglês em seu cotidiano.

2º sinal: Foco Excessivo na Correção

O segundo sinal de que algo está errado é o excesso de preocupação em estar correto. A língua é uma ferramenta de comunicação, não um conjunto de regras rígidas. Aprender inglês envolve cometer erros, obter feedback e progredir por meio da comunicação. Não espere aprender toda a teoria antes de começar a falar; aprenda falando.

3º sinal: Tradução Literal

Traduzir tudo literalmente, palavra por palavra, é o terceiro sinal de problemas. A língua inglesa possui estruturas diferentes do português, e traduzir ao pé da letra pode resultar em confusão. Evite esse atraso e foque em entender o significado global das expressões.

4º sinal: Ignorar a Língua Materna

Ignorar completamente sua língua materna é outro erro. Use o português como aliado no aprendizado, fazendo associações e validando conceitos. Não é proibido traduzir, mas faça isso com cuidado para não atrasar seu progresso.

5º sinal: Questionar Tudo

Se você questiona cada detalhe, como perguntar “Por que dizemos ‘I am 30 years old’ e não ‘I have 30 years old’?” ou “Por que o certo é falar ‘at home’ e não in home’?” pode estar impedindo seu próprio progresso. Algumas coisas na língua não têm explicação direta, assim como no português. Foque no uso prático da linguagem.

Último Sinal (Bônus): Equilíbrio nos Estudos

O último sinal de que algo está errado é a falta de equilíbrio entre instrução, imersão, revisão e prática. Assim como aprendemos português, é fundamental combinar a absorção passiva (imersão) com a instrução ativa (aulas e estudo). Além disso, revisar e praticar são cruciais para fixar o que aprendemos.

Conclusão

Combinando essas estratégias e prestando atenção aos sinais apresentados, é possível acelerar significativamente o aprendizado do inglês. Se você sente que seu inglês não está evoluindo, ajuste seu método de estudo, equilibre os elementos essenciais e lembre-se de que a prática é fundamental. Para mais dicas, confira o artigo 7 HÁBITOS para falar inglês com confiança O QUANTO ANTES.

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!