Como melhorar pronúncia e compreensão auditiva com YouGlish

Escrito por Paula Carnasciali

Você conhece o “YouGlish”? Ele é um verdadeiro dicionário de pronúncia em vídeo, online e gratuito, que permite aos usuários pesquisar e assistir vídeos de falas autênticas usando palavras específicas em contextos reais. Vamos explorar juntos suas principais funções? Aprenda como melhorar sua pronúncia e compreensão auditiva em diferentes idiomas!

Funções básicas do YouGlish

O YouGlish.com usa vídeos do YouTube para fornecer exemplos autênticos de falantes nativos em palestras, entrevistas em programas de tv, pronunciamentos oficiais, entre outros. Os usuários podem inserir uma palavra ou frase na barra de pesquisa e o site exibirá uma lista de vídeos onde essa palavra ou frase é pronunciada. Isso permite que os aprendizes de idiomas vejam e ouçam como as palavras são usadas em situações do mundo real!

Essa ferramenta fornece uma variedade de recursos para aprimorar a pronúncia e compreensão auditiva, com a opção de personalização de conteúdo para atender às necessidades individuais dos usuários. Confira a seguir.

1. Barra de Pesquisa:

   Localizada na página inicial, permite que os usuários digitem a palavra ou frase desejada. Simples assim. Você tem várias opções avançadas também para personalizar suas buscas no YouGlish! Pode escolher o tipo de palavra (como substantivo ou verbo, entre outros), a forma da frase (como uma pergunta ou exclamação), um tópico específico usando a hashtag (#tópico), ou até mesmo por gênero (masculino ou feminino). E o mais legal? Pode misturar e combinar essas opções como quiser! Uma explicação detalhada está disponível no site em youglish.com/about.

2. Seleção de Sotaques:

   Logo abaixo da barra de pesquisa, os usuários podem optar por ouvir todos os sotaques do inglês ou escolher entre os sotaques americano, britânico ou australiano para ouvir as amostras de pronúncia em vídeos. Existem ainda outras opções disponíveis ao clicar na seta à direita.

3. Lista de Vídeos:

   A quantidade de resultados da sua busca aparece em parênteses e você pode navegar pela lista de vídeos contendo a palavra ou frase pesquisada usando a reprodução automática ou os controles de reprodução.

4. Controles de Reprodução:

   Incluem alternar entre play/pause, vídeo anterior/próximo vídeo, voltar 5 segundos, replay, diminuir/aumentar a velocidade do vídeo, reduzir/aumentar o quadro do player de vídeo e alternar entre modo diurno/noturno. Em inglês, os controles são chamados de toggle play/pause, previous/next, go back 5 sec, replay, decrease/increase speed, reduce/increase player frame, toggle light.

5. Legendas:

   Durante a reprodução, o site exibe transcrições do que está sendo dito, com a palavra pesquisada destacada em amarelo. É possível visualizar apenas a fala atual como numa legenda de filme ou destacada no texto todo. Basta clicar no botão View All que fica no canto inferior direito da legenda (representado por três pontos brancos num retângulo azul). Além disso, você pode clicar em qualquer palavra da legenda para abrir o dicionário interno, no qual várias funções são oferecidas: Definitions (Definições) Synonyms (Sinônimos) Usages (Usos) e Translations (Traduções).

6. Recursos de Pronúncia:

   Ao rolar a página para baixo, o site apresenta recursos adicionais em inglês, como palavras semelhantes, seções fonéticas com transcrições IPA e dicas de pronúncia.

7. Conta de Usuário:

   O site permite a criação de uma conta para acessar recursos adicionais, como salvar pesquisas e favoritos. O site permanece gratuito (até o momento da publicação deste artigo*) e permite até 20 buscas diárias de palavras ou frases e registro de até 200 palavras ou frases na seção My Content

8. Seção “My Tracks”:

   Os usuários cadastrados podem salvar vídeos favoritos para estudo futuro, com opção de reprodução direta na mesma janela. Basta usar o link Save abaixo da legenda. Para visualizar as gravações, clique no menu My content quando estiver logado na plataforma.

9. Seção “My Words”:

   O cadastro no site também permite aos usuários visualizar, adicionar ou excluir palavras salvas, com opções de edição e notas pessoais. Para isso, clique na palavra escolhida na legenda e use o link Save na parte superior da janela do dicionário. Seu glossário pessoal ficará disponível  no menu My content quando estiver logado na plataforma.

10. Outros idiomas:

É possível traduzir os controles do site e o texto de todas as páginas mudando o idioma no rodapé (seção Choose your language). Além disso, é possível utilizar a ferramenta para buscar vídeos em outros idiomas. Nesta data, em dezembro de 2023, o YouGlish informa que suporta os idiomas  Árabe, Chinês, Holandês, Inglês, Francês, Alemão, Grego, Hebraico, Italiano, Japonês, Coreano, Polonês, Português, Russo, Espanhol, Sueco, Tailandês, Turco, Ucraniano, Vietnamita, e Línguas de Sinais.


*É importante verificar se o site ainda está ativo e se houve atualizações desde a publicação deste artigo, pois as plataformas online podem passar por mudanças ao longo do tempo. Além disso, certifique-se de revisar os termos de uso e políticas de privacidade do site ao utilizá-lo. Enjoy your learning!

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!