Perguntas sobre rotina: uso DO ou BE?

Escrito por Paula Carnasciali

No primeiro módulo do curso English in Brazil os alunos aprendem a descrever e perguntar sobre hábitos e rotinas, como se sentem e o que fazerm. A maioria dos aprendizes de inglês começa justamente assim: aprendendo os verbos mais comuns e falando sobre o presente. É então que conhecem os primeiros verbos auxiliares e a novidade da inversão da ordem destes com o sujeito da frase.

A aluna Bárbara Caroline, da turma 11, está no módulo 1 e escreveu:

Eu tenho uma dúvida que me acompanha sempre que estudo Present Simple. Como sei quando posso fazer perguntas com do/does e quando posso fazer com o verbo to be?

Indo direto ao ponto, usamos o verbo to be no presente quando o significado é “sou, é, são, somos, estou, está, estão, estamos”. Simples assim! Por exemplo:

Você está com fome? = Are you hungry? 

Ele está lá fora? = Is he outside?

De onde você é? = Where are you from?

Nós somos os primeiros alunos? = Are we the first students?

Qualquer outra ação no presente simples precisa de auxiliar: DO (na 1a ou 2 pessoas do singular e 1a, 2a e 3a pessoas do plural) ou DOES (na 3a a pessoa do singular). Por exemplo: gosto, estuda, cantam, sei, varrem, mora, etc. Nestas perguntas, o verbo auxiliar NÃO tem tradução, apenas auxilia!

O seu vizinho cozinha todo dia? = Does your neighbor cook every day?

O John toma banho pela manhã? = Does John take a shower every morning?

Você quer um pouco de refri? = Do you want some soda?

Onde você trabalha? Where do you work?


Pergunta sem verbo auxiliar, pode?

Sim, é possível fazer perguntas sem verbo auxiliar! Quando os pronomes interrogativos WHAT / WHICH / WHO / HOW etc. são o sujeito da pergunta, eles aparecem logo antes do verbo e não são usados verbos auxiliares.

Temos uma postagem exclusiva sobre isso aqui no blog, com mais detalhes e exemplos. Confira: Subject Questions: existe pergunta sem verbo auxiliar?

Veja também...

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!