Aprenda sobre Concordância Verbal em Inglês

Escrito por Paula Carnasciali

Hoje, vamos abordar um tema importante: a concordância verbal em inglês. Além disso, iremos responder uma dúvida interessante que surgiu durante o curso English in Brazil. No segundo módulo, a aluna Aline Alves levantou uma pergunta intrigante sobre o uso do verbo “do” em uma frase específica: He always wanted to dance so I let him do it.” Vamos explorar essa questão juntos e esclarecer todos os pontos para que você possa aprimorar suas habilidades linguísticas.

Nessa questão, a frase termina “…so I let him do it.” “Do it” concorda com a primeira pessoa, “I”?

A importância da Concordância Verbal em Inglês

Você sabia que a concordância verbal em inglês refere-se à correspondência entre o verbo e o sujeito em relação a número e pessoa? É um conceito fundamental para entendermos como utilizar os verbos corretamente e garantir a ortografia adequada.

Concordância de Número e Pessoa

Na concordância de número, verificamos a correspondência entre o sujeito e o verbo quanto ao número (singular ou plural). Por exemplo, “He plays” (Ele joga) é singular, enquanto “They play” (Eles jogam) é plural.

Já a concordância de pessoa diz respeito à correspondência entre a pessoa do sujeito e os pronomes pessoais ou verbos utilizados. Por exemplo, “I am” (Eu sou) é primeira pessoa, “You are” (Você é) é segunda pessoa e “They are” (Eles são) é terceira pessoa.

O Verbo no Presente Simples

Um dos primeiros aspectos que aprendemos sobre o Simple Present é a adição da terminação “-s” na terceira pessoa do singular. Apenas nessa forma verbal específica (he/she/it), acrescentamos um “s” ao verbo. Por exemplo, “She eats” (Ela come) e “He runs” (Ele corre). Nas demais pessoas (I, you, we, they), o verbo permanece no infinitivo ou na forma base. Por exemplo, “I eat” (Eu como), “You eat” (Você come), “We eat” (Nós comemos), “They eat” (Eles comem).

A Dúvida da Aline e sua Resposta

Agora, vamos responder à pergunta da Aline, que diz respeito à estrutura da frase original: “He always wanted to dance so I let him do it.” Essa frase é composta por duas orações conectadas pela conjunção “so”.

A primeira oração é “He always wanted to dance”. Nela, o sujeito “he”, o verbo principal “wanted” e o advérbio “always” estão em perfeita concordância verbal. O verbo “want” é transitivo e requer um objeto, que nesse caso é a ação de “dançar”, expressa pelo infinitivo “to dance”.

A segunda oração é “I let him do it”. Nela, o sujeito “I” concorda corretamente com o verbo principal no passado “let”. Em seguida, temos o pronome objeto “him”, o verbo “do” e o pronome objeto “it”. O que a Aline não percebeu é que essa construção segue a forma let + pronome + verbo principal”. O verbo que vem após o pronome não precisa concordar com a primeira pessoa, sendo adicionado sem mudanças ortográficas ou acréscimo de partículas.

Confira outros exemplos de uso dessa estrutura!

I never let her go to the party alone. (Eu nunca a deixo ir à festa sozinha.)

They let me use their computer. (Eles me deixam usar o computador deles.)

He let them borrow his car yesterday. (Ele os deixou pegar emprestado o carro dele ontem.)

We let the children play in the park. (Nós deixamos as crianças brincarem no parque.)

She lets her dog sleep on the bed. (Ela deixa o cachorro dela dormir na cama.)

https://getyarn.io/yarn-clip/80915612-97b2-495c-9167-9bd78923b152
The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring (2001)

Aproveite para consultar o dicionário Macmillan, onde você encontrará a definição, uso e exemplos do verbo “let”. Também descubra a diferença entre utilizar o verbo “do” ou “be” em frases do presente simples lendo o artigo completo aqui: Perguntas sobre rotina: uso DO ou BE?

Esperamos que essa explicação tenha esclarecido a importância da concordância verbal em inglês! Fique à vontade para compartilhar suas perguntas e continuar aprimorando seus conhecimentos linguísticos.

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!