At Ease em Inglês: Como Ficar à Vontade em Diferentes Contextos

Escrito por Paula Carnasciali

Recentemente, a aluna Beatriz Patrício, do curso English in Brazil, trouxe uma dúvida interessante sobre a expressão “at ease“. Ela se perguntou se essa expressão é equivalente a dizer “ficar à vontade” ao receber alguém em casa. Vamos explorar essa questão para entender melhor como usar essas expressões de maneira adequada.

Expressões Coloquiais: Convites Amigáveis

Na frase “You’re quite talented, creative, and always at ease,” a expressão “at ease” é utilizada de forma específica. Neste contexto, ela elogia alguém que está sempre à vontade, relaxado, tranquilo e confortável em diversas situações. Essa expressão destaca a calma e confiança dessa pessoa em lidar com diferentes circunstâncias.

Entretanto, ao contrário do que poderíamos pensar, “at ease” não é comumente usado para convidar alguém a ficar à vontade em situações cotidianas, como receber visitas em casa. Então, como podemos expressar esse convite de maneira mais informal?

1. “Make yourself at home.” (Sinta-se em casa.)

2. “Feel free to make yourself comfortable.” (Sinta-se à vontade para se acomodar.)

3. “Make yourself comfortable.” (Sinta-se confortável.)

Essas frases são maneiras mais coloquiais de indicar que os convidados são bem-vindos a relaxar e se sentirem à vontade. Cada uma transmite a ideia de hospitalidade e conforto de forma amigável.

Contextos Específicos: “All-You-Can-Eat”

É crucial notar que as nuances da língua inglesa dependem fortemente do contexto. Em ambientes como restaurantes que oferecem serviço “à vontade“, a expressão comum é “all-you-can-eat” (literalmente, ‘tudo o que você puder comer’ ou o nosso ‘rodízio’). Veja como usá-la, por exemplo, ao compartilhar planos de fim de semana com a família: “I found this great seafood place for our family dinner on Sunday. It’s all-you-can-eat shrimp, crab legs, and lobsters freshly made to order. What do you think?” (Encontrei este ótimo lugar de frutos do mar para o jantar em família no domingo. É um buffet à vontade com camarões, patas de caranguejo e lagostas feitas na hora. O que você acha?)

Militar vs. Civil: “At Ease” como “Ficar à Vontade”

Em contextos militares, a ordem “At ease!” indica que é permitido relaxar, mas essa é uma situação específica e não se aplica ao convite amigável para visitas em casa. Por exemplo, depois de uma sessão rigorosa de treinamento, o sargento finalmente ordena: “At ease, soldiers. Take a break and hydrate.” (À vontade, soldados. Façam uma pausa e se hidratem.)

Guia Prático: Pedidos em Inglês no Exterior

Falando em situações específicas, se você estiver interessado em aprimorar suas habilidades linguísticas em um cenário prático, não deixe de conferir nosso guia sobre como desenrolar pedidos em inglês nos restaurantes do exterior. Ele oferece dicas valiosas para tornar suas interações gastronômicas internacionais mais suaves, garantindo uma experiência culinária memorável.

Dinâmica da Língua: Adaptação e Variação

Lembre-se de que a língua é dinâmica, e as expressões podem variar em diferentes situações. Consultar um bom dicionário, como o Collins Dictionary disponível em https://www.collinsdictionary.com/dictionary/portuguese-english/vontade, é sempre útil para compreender as sutilezas e contextos específicos das palavras e expressões em inglês.

Ao explorar e aprimorar seus conhecimentos em inglês, aproveite a diversidade de expressões que refletem a riqueza cultural e linguística dessa língua. Explore, pratique e esteja sempre à vontade para descobrir novos aspectos dessa fascinante jornada linguística!

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!