Aprenda Inglês com Música: Explorando ‘Just the Two of Us’

Escrito por Paula Carnasciali

Que tal aprender inglês de uma maneira divertida e envolvente? Em nossa jornada de hoje, vamos explorar como podemos aprender inglês com música, analisando ‘Just the Two of Us’ de Grover Washington Jr. com Bill Withers. Antes de tudo, você deve ver e ouvir o lyric video clicando aqui.

Um Retrato de Amor Duradouro: o Significado por Trás da Letra

A letra da música “Just the Two of Us” captura a essência de um relacionamento profundo e duradouro. A letra expressa uma conexão íntima entre duas pessoas, sugerindo que juntos eles podem superar qualquer desafio. Além disso, valoriza os momentos simples da vida, como a beleza da chuva (I see the crystal raindrops fall / And see the beauty of it all) e a esperança representada pelos “castelos no céu” (Just the two of us / Building castles in the sky). A referência ao orvalho da manhã (the morning dew) sugere renovação e continuidade do amor ao longo do tempo. Ao compreender o significado por trás das palavras, você estará fortalecendo seu vocabulário e sua compreensão do inglês.

Analisando Figuras de Linguagem: Metáforas

Descubra as expressões idiomáticas e metáforas usadas na música, como “Building castles in the sky”, (em que a construção de castelos é uma representação simbólica de sonhos ou planos que são altos, grandiosos, mas talvez não realizáveis), e “Good things might come to those who wait” (sugerindo que a paciência pode ser recompensada, que coisas boas podem acontecer para aqueles que esperam). Desta forma, você entende que figuras de linguagem enriquecem a mensagem da música. Essas expressões são ótimas para expandir seu conhecimento do inglês coloquial e informal.

Desvendando Phrasal Verbs com a Ajuda da Música

Explore os phrasal verbs presentes na letra e aprenda como eles são usados no contexto da música. Desde “look for” até “go for”, esses phrasal verbs são essenciais para dominar o inglês cotidiano e conversacional. Logo na primeira estrofe, Bill Withers utiliza o phrasal verb “come shining through” (brilhar intensamente através de algo). Dizer apenas “the sun comes shining” descreve a ação básica de o sol estar brilhando, mas dizer “the sun comes shining through” sugere que o sol está brilhando através de algo, como nuvens ou uma janela. Portanto, essa pequena mudança implica que o brilho do sol está se destacando de alguma maneira, atravessando uma barreira para iluminar algo específico. Usar o phrasal verb acrescenta uma nuance visual à descrição, tornando-a mais detalhada e vívida.

Jogando com as Palavras: Desvios Criativos na Gramática

Muitas vezes, em contextos artísticos, como letras de músicas, os artistas podem optar por desviar da gramática padrão para criar um efeito específico. Identifique desvios da gramática normativa na música, como a dupla negação em “it don’t make no flowers grow”, que, de acordo com as regras gramaticais, deveria ser “it doesn’t make any flowers grow”, (na qual o verbo “make” concorda com o sujeito “it” – terceira pessoa do singular – e a negação é expressa apenas uma vez com “doesn’t”). Aprenda como esses desvios refletem a linguagem coloquial. Compreender esses desvios ajudará você a se sentir mais confiante ao conversar em inglês informalmente.

Cena Final: Prepare-se para a Próxima Aventura!

Explorar a música “Just the Two of Us” é uma maneira envolvente de aprimorar habilidades no inglês, e é só o começo! Você conhece a versão rap de “Just the Two of Us” que Will Smith criou para seu primeiro filho, Terry? Tente analisar outras músicas: isso fortalece o vocabulário e a compreensão do idioma. Se quiser explorar mais sobre aprender inglês com música, confira o artigo “Aprenda inglês com o lyric video de ‘Something Just Like This’!” disponível aqui. A música é uma aliada valiosa no aprendizado do inglês. Então, aperte o play e mergulhe na riqueza do idioma através da música!

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!