Desvendando a Lógica por Trás da Ordem de Adjetivos em Inglês

Escrito por Paula Carnasciali

Se você já se perguntou sobre a ordem peculiar de adjetivos em inglês em expressões como “Western Christmas tradition”, você não está sozinho. O aluno Raul Filipe deixou essa questão na seção de comentários na plataforma do curso English in Brazil, e é hora de explorarmos juntos essa curiosa estrutura linguística.

Explorando a Lógica por Trás da Ordem dos Adjetivos em Inglês

Na língua inglesa, a ordem dos adjetivos não é arbitrária. Ela segue uma lógica que pode parecer complexa à primeira vista, mas que, na verdade, segue padrões claros. Ao desvendarmos essa lógica, compreenderemos como a expressão “Western Christmas tradition” se forma e por que ela soa tão natural aos falantes nativos de inglês.

Vamos começar com o básico. Quando nos deparamos com uma série de adjetivos antes de um substantivo, como em “Western Christmas tradition”, cada adjetivo desempenha um papel específico na descrição do substantivo. Em nosso exemplo, “Western” descreve a origem geográfica da tradição, enquanto “Christmas” indica o tipo de tradição, referente ao Natal.

Compreendendo a Ordem de Adjetivos: OSASCOMP

Essa ordem não é aleatória. Na verdade, ela segue uma lógica geralmente observada pelos falantes nativos de inglês. A sigla “OSASCOMP” nos ajuda a entender essa lógica, conforme discutido por Tânia Araujo Moreira em seu livro ‘Língua Inglesa III’, lançado em formato digital pela Editora Senac São Paulo em 6 de outubro de 2023:

Opinion (Opinião): Adjetivos que expressam opinião ou julgamento.

Size (Tamanho): Adjetivos que indicam tamanho.

Age (Idade): Adjetivos que descrevem a idade.

Shape (Forma): Adjetivos que caracterizam a forma.

Color (Cor): Adjetivos que especificam a cor.

Origin (Origem): Indica a origem geográfica.

Material (Material): Descreve o material de que é feito o objeto.

Purpose (Propósito ou Tipo): Refere-se à finalidade ou tipo do objeto.

Observando essa ordem, percebemos que “Western” se encaixa na categoria de origem (Origin), enquanto “Christmas” descreve o propósito ou tipo (Purpose). Essa estrutura, embora não seja inflexível, reflete a tendência geralmente observada na língua inglesa. A professora Jaqueline Fragozo escreveu um artigo aqui no blog sobre a este assunto que traz outra técnica de memorização e um exercício prático.

Aplicando Conhecimentos: Exemplos e Considerações Finais

Portanto, quando nos deparamos com expressões como “Western Christmas tradition”, estamos testemunhando não apenas a descrição de um conceito, mas também a aplicação de uma lógica linguística fascinante.

É importante notar que essa ordem de adjetivos em inglês pode variar em situações específicas, especialmente quando a ênfase em um atributo específico é mais relevante do que a ordem tradicional.

Então, da próxima vez que você se deparar com uma expressão intrigante como essa, lembre-se da lógica por trás dela. E se você deseja dominar ainda mais a língua inglesa, compreender esses padrões pode ser um excelente ponto de partida.

Agora, é hora de explorar mais sobre esse fascinante mundo da linguagem! 🌍✨

Veja também...

Follow us:

Parceiros:

Razão Social: English in Brazil Produtos Digitais Ltda.
CNPJ: 29314854-0001/24

Don’t stop here! Não pare por aqui!

Avance no inglês com um cronograma especializado + mensalidade acessível + resultados visíveis!
Conheça o curso completo de inglês para brasileiros

Falar inglês parece impossível? Não para quem sabe aonde quer chegar! Saiba como realizar esse sonho ainda neste ano!