Se aprender inglês com um livro de gramática não é o seu estilo, que tal se juntar à Barbie em sua jornada musical com Billie Eilish? Glamour e aprendizado nunca combinaram tanto! Neste post, vamos explorar como a música “What Was I Made For?” de Billie Eilish, criada para o filme da Barbie, pode ser uma ferramenta poderosa para aprender inglês, enquanto nos conectamos com suas profundas letras e mensagens.
Videoclipe: Roupinhas, Chuva e Reflexão Filosófica
Primeiramente, a música “What Was I Made For?” de Billie Eilish explora temas de identidade, propósito e autodescoberta. A letra, portanto, reflete a busca da boneca Barbie por entender seu lugar no mundo e lidar com sentimentos de inadequação e dúvida.
Além disso, no videoclipe, dirigido pela própria Billie Eilish, a cantora está vestida como uma boneca vintage. Ela desembrulha roupas em tamanho de boneca, que são réplicas de seus figurinos passados. Com a chuva e o vento batendo nas roupas, elas acabam cedendo aos elementos. No final, Eilish recolhe as peças e sai do quarto.
Uma possível interpretação é que o vídeo representa a batalha interna de Billie com seu passado e as expectativas que foram impostas a ela. A chuva e o vento simbolizam as dificuldades e críticas que enfrentou. No entanto, ao recolher as roupas e sair, ela demonstra resiliência e a força para seguir em frente, deixando o passado para trás e buscando um novo começo.
Quando a Barbie Inspira Letra e Alma
O mais interessante é que só depois de escrever as letras, Eilish percebeu que expressou alguns sentimentos pessoais relacionados com a situação da Barbie. “No início de escrever essa música, no primeiro dia de escrita, Finneas e eu, especialmente eu, porque é da minha perspectiva, estávamos pensando puramente na Barbie. Eu não pensei em mim mesma nem uma vez no processo de escrita”, ela disse ao apresentador neozelandês Zane Lowe, da Apple Music. [1]
“Então fiz todo o primeiro verso, pré-refrão, refrão, talvez o segundo verso, tudo em uma noite. Não pensei na minha própria vida. Nem em como me sinto. Não pensei em nada. Fui puramente inspirada por este filme e por essa personagem e pela maneira que eu achava que ela se sentiria e escrevi sobre isso.”
Nos dias seguintes, enquanto ela ouvia novamente, Eilish teve uma revelação sobre sua própria conexão com a música. Ela disse a Lowe: “Eu faço isso, onde eu crio coisas que eu nem sei que estão… tipo, estou escrevendo para mim mesma e nem sei disso. É uma das coisas mais incríveis que posso experimentar na minha vida. Cara, na semana seguinte, eu estava tocando isso no carro o dia todo e tocando para todo mundo. E eu pensava, ‘Isso é exatamente como eu me sinto. E eu nem queria estar dizendo isso.”
Finais Felizes (com Preposições!)
A estrutura “What was I made for?” e “It’s not what he’s made for” utiliza a preposição “for” no final das frases. Em inglês, é comum terminar frases com preposições, especialmente em perguntas ou em expressões coloquiais. Isso acontece quando a preposição é parte de um verbo frasal ou uma expressão idiomática, como “looking for” ou “dealing with”.
Em português, não costumamos terminar frases com preposições; geralmente, elas vêm antes do complemento. No entanto, em inglês, é perfeitamente aceitável e, muitas vezes, soa mais natural. Essas estruturas ajudam a enfatizar a busca por propósito e adequação, criando um tom reflexivo e introspectivo na letra da música.
Além disso, o professor Denilson de Lima tem um artigo interessante chamado Preposições no Final de Sentenças em Inglês | por que e como? Nele, você pode aprender mais sobre preposition stranding e porque isso acontece em inglês.
Quanto Mais Curtas, Mais Divertidas
A letra da música apresenta omissão de letras simbolizadas por apóstrofos, como em “‘cause“. Esta é uma característica comum em músicas e conversas informais em inglês. O uso do apóstrofo indica a eliminação de letras para criar uma forma mais curta e casual das palavras, muitas vezes para manter o ritmo ou a métrica da canção. Por exemplo, “‘cause“ é uma contração de “because”. Esse tipo de pontuação não ocorre apenas em músicas, mas também em diálogos informais e na linguagem falada do dia a dia. Exemplos famosos em outras músicas incluem “ain’t” em vez de “am not”, como na famosa música “Ain’t No Mountain High Enough” de Marvin Gaye.
Outra forma comum para tornar a fala mais rápida e informal é usar contrações. No trecho “I wanna try”, “wanna” é a forma contraída de “want to”. Essa contração é muito usada em conversas informais, especialmente na música e na fala do dia a dia. Outras construções do mesmo tipo incluem “gonna” (going to), “gotta” (got to), “lemme” (let me), “kinda” (kind of), e “gimme” (give me). Por exemplo, “I’m gonna go” (I’m going to go), “I gotta study” (I have got to study), “Lemme help you” (Let me help you), “That’s kinda cool” (That’s kind of cool), e “Gimme a break” (Give me a break). Essas contrações ajudam a fluidez e naturalidade na comunicação em inglês. A Carina te ensina e dá vários exemplos musicais no vídeo Como usar GIMME, WANNA, GOTTA e GONNA | Inglês informal.
Barbie e a Incerteza do “Might”
No trecho “I don’t know how to feel / But someday, I might”, o uso de “might” indica uma possibilidade futura, sem certeza. Na frase, “might” sugere que, embora a pessoa não saiba como se sentir no momento, há a possibilidade de que, algum dia, ela possa entender seus sentimentos. Esse uso adiciona uma nota de esperança à letra da música, mostrando que, apesar da incerteza atual, há uma expectativa de progresso no futuro. Aliás, exploramos essa ideia no nosso artigo sobre “Jump” de Van Halen. Não perca!
Modais como “might“, “may“, “could“ e “can“ são usados para expressar diferentes graus de possibilidade, capacidade, permissão ou probabilidade. “Might” é frequentemente usado para indicar uma possibilidade mais remota ou menos certa, enquanto “may” pode ser um pouco mais assertivo. Esses modais são essenciais para expressar nuances no inglês, permitindo que os falantes comuniquem incerteza ou potencial de forma sutil.
Conclusão: Encerrando com Estilo Musical
Resumidamente, a música é uma aliada incrível no aprendizado do inglês. “What Was I Made For?” de Billie Eilish nos presenteia com letras ricas e emocionantes que não só nos inspiram, mas também nos ajudam a desenvolver nossas habilidades linguísticas. Portanto, não perca a oportunidade de adicionar suas músicas favoritas à sua rotina de estudos e veja como seu inglês melhora de forma natural e envolvente. Afinal, aprender pode (e deve!) ser divertido.